Home » » Para a pirataria da tv acabar os assinantes tem que pagar mais caro pela mensalidade

Para a pirataria da tv acabar os assinantes tem que pagar mais caro pela mensalidade

Written By AZDIGITAL on domingo, 26 de abril de 2015 | 19:02

http://www.az-digital.net/
Recebi uma mensagem no private do facebook com um leitor do site falando contra a pirataria da tv por assinatura e depois falando que há uma maneira muito fácil de as operadoras de tv acabaren com a pirataria da tv por assinatura sem necessidade de recorrerem ao Estado para ajudar no combate da pirataria da tv paga.
Será mesmo? Só para começar a pensar nesta questão, a primeira coisa que irá acontecer se as operadoras realmente decidirem por usar versões mais fortes dos sistemas de criptografia de seus pacotes de canais seria o aumento no valor da mensalidade dos pacotes de canais que elas comercializam, valor este que aqui no Brasil já é absurdo.
Alguém aí acha que aumentar o valor da mensalidade da tv paga é uma boa estratégia para se conseguir mais assinantes?
Por que é preciso aumentar o valor da mensalidade ao se usar uma criptografia mais forte dos pacotes de tv paga?
O primeiro ponto é que quanto mais atualizada e forte é a criptografia que se usa na tv por assinatura, mais caro a operadora deve pagar mensalmente pelo uso dela.
Muita gente não sabe, mas o sistema de criptografia de canais da tv paga não pertence e nem é desenvolvido pelas operadoras de tv, eles são desenvolvidos por poucas empresas de segurança de dados e para usar estes sistemas as operadoras pagam uma mensalidade por assinante para as empresas que desenvolvem estes sistemas. E essa mensalidade de uso da criptografia dos canais da tv paga é cobrado do assinante, é a lei de mercado.
Mas não é só no valor que se paga para usar a criptografia dos canais que finalizaria a conta.
Usar uma criptografia mais forte pode significar para a maioria das operadoras de tv a necessidade de trocar o cartão de acesso condicional, aquele cartão que parece um cartão de crédito o qual algumas operadoras de tv por assinatura ainda usam. E este cartão também custa uma boa grana, fora a logística fenomenal para trocar o cartão de todos os decodificadores que estão na casa de milhões de assinantes.
Lembrando que muitos assinantes tem mais que um ponto de tv por assinatura em casa, e tem operadoras com alguns milhões de assinantes, quantos milhões de cartões de acesso condicional devem ser trocados?
Enquanto não se troca a maioria de todos os cartões de acesso condicional não se pode usar a nova criptografia, sob o risco de deixar milhares de clientes que pagam para assistir tv, sem poder assistir à sua tv paga.
Quem pagaria a conta da troca dos cartões de acesso condicional? O assinante.
Mas vamos dizer que a operadora vai encarar trocar todos os seus cartões de acesso condicional, ou outra forma que elas usem para controlar o acesso aos pacotes de canais de seus clientes, será que os receptores que elas usam para suportar o sistema antigo de criptografia de canais que elas usavam também vai suportar o novo sistema de criptografia que elas contratarão?
Trocar o sistema de criptografia de canais implica em mais poder de processamento e memória dos seus receptores, e tem muita operadora por aí que tem decodificadores de canais que são verdadeiras carroças.
Ou seja, se os decodificadores não suportarem o novo sistema de criptografia então deverá haver a necessidade de trocar os decodificadores, quem paga a conta? O assinante.
Mas vamos novamente acreditar que até mesmo esta fase de troca de decodificadores foi feita pelas operadoras, quem é que garante que não será mesmo possível quebrar esta nova criptografia, já que a tecnologia avança a passos largos todos os dias, inclusive para a turma de hackers que trabalha para a pirataria da tv paga?
Pior ainda, com o avanço da qualidade da tv por streaming, nem mesmo necessidade de quebrar criptografia de canais da tv paga existe mais, basta usar um equipamento para transmitir a imagem de qualquer canal de tv via streaming e a pirataria continua a ser feita.
A verdade é que as operadoras de tv por assinatura, quanto à pirataria da tv paga, encontram-se em uma situação muito complicada.
Idéias para acabar a pirataria da tv paga tem muitas, até agora eu não vi nenhuma fácil de implementar e muito menos vi as ideias já implementadas surtirem bom resultado.

0 comentários:

Postar um comentário

Google+

Google+

-

seguir por email

Postagens populares